Bem-Vindos à AdCL
800 
     23 23 30

Batalha

Infraestruturas
Investimentos
Acionistas

Infraestruturas

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O abastecimento de água ao município da Batalha é da responsabilidade da Câmara Municipal da Batalha.

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

As águas residuais do município da Batalha são encaminhas, através de duas (2) estações elevatórias para a ETAR (estação de tratamento de águas residuais) do Coimbrão, em Leiria.

 

ETAR do Coimbrão

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Coimbrão serve os municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.

Trata-se de uma obra que teve como investimento total cerca de 15,6 milhões de euros, cofinanciado em 80% pelo Fundo de Coesão da União Europeia

Inaugurada em 2008, a ETAR de Coimbrão está preparada para receber os efluentes domésticos de 248 mil habitantes-equivalentes e tratar cerca de 37.800 m3/ dia de efluentes líquidos, o que inclui, para além do efluente doméstico, o efluente suinícola bruto a tratar na ETAR.

A fase líquida inicia-se com o pré-tratamento, onde são removidos gradados e areias. Segue-se o tratamento primário, onde é feita a decantação dos sólidos decantáveis presentes na água residual.
No tratamento secundário, a matéria orgânica é degradada biologicamente num processo de lamas ativadas em média carga.

O efluente clarificado proveniente dos decantadores secundários, passa pelos filtros rápidos de areia, onde são retidas as pequenas partículas para depois seguir para a desinfeção por radiação ultravioleta, reduzindo assim a contaminação microbiológica.

No final do processo de tratamento, o efluente tratado é devolvido ao meio recetor, o rio Lis. Os sólidos resultantes do tratamento da fase líquida (lamas) são encaminhados para a linha de tratamento da fase sólida, onde se realiza o seu tratamento biológico por digestão anaeróbia. As lamas, depois de desidratadas em centrífuga, têm como destino final a compostagem ou valorização agrícola.

A ETAR dispõe ainda de uma unidade de cogeração, onde através da utilização do biogás produzido na digestão anaeróbia das lamas, produz o calor necessário ao processo de tratamento das lamas e eletricidade que injeta na rede elétrica pública.

Investimentos

Neste momento, a AdCL não tem investimentos em curso.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram